sexta-feira, 18 de março de 2011

Analisando um conceito de filosofia

Nossa última aula buscou dar um pequeno “passo atrás” para discutirmos o conceito de filosofia. Ainda que eu sempre afirme que definir filosofia é, de alguma maneira, trair suas intenções, analisamos o que na minha concepção é uma definição honesta de filosofia. André Comte-Sponville (foto ao lado), um dos pensadores de nossa época, diz:

Filosofia é uma prática teórica (mas não científica), que tem o TODO por objeto, a RAZÃO como meio e a SABEDORIA por fim. Trata-se de pensar melhor para viver melhor.

Filosofia é uma prática teórica? Mas teoria e prática não são duas faces diferentes? Eu diria que não. Existe uma ligação genética entre as duas. Sem teoria não há prática e sem prática não há teoria. Só não se pode confundir filosofia prática com a prática da filosofia. Como uma teoria pode ser prática? Usei o exemplo do pai da Psicanálise, Freud (foto abaixo). Segundo esse intelectual, existe em nós, além de nossa face consciente, um complexo psíquico completamente impalpável chamado Inconsciente. Por isso existe uma série de ações nossas que não temos poder algum sobre. Inclusive é muito comum que justifiquemos alguma ação nossa, que não entendemos o porquê, dizendo que foi realizada “inconscientemente”. O inconsciente em Freud é apenas uma teoria. Condiz com a realidade? Há quem discorde. Mas que sua teoria, desde sua criação no século 20, continua a ser utilizada no auxílio de pessoas que desejam conhecer melhor a si mesmas.

A filosofia não é ciência? Não. Qual a diferença? Simples. A ciência trabalha com exatidão, com fórmulas, com métodos reduzidos, busca respostas incessantemente sobre diversas partes da natureza. A filosofia prefere a pergunta, quanto melhor a pergunta, melhor a resposta. A filosofia prefere entender o TODO da coisa analisada e não uma parte. A filosofia levanta as perguntas que a ciência responde.

Como viver? Ao tentar responder a esta pergunta, invariavelmente já estamos fazendo filosofia. A filosofia é o que é o homem. Ao pensarmos friamente em que tempo estamos situados, como estamos psicologicamente, o que realmente fazemos diariamente na escola, o que projetamos para o futuro e como cuidamos do presente, estamos atendendo uma necessidade tipicamente humana: pensar. Mas pode-se pensar não-filosoficamente. Pensar os fundamentos de tudo o que nos cerca, é fazer filosofia. Buscar a raiz, eis a questão. Perguntei aos colegas: o que é uma raiz? As respostas mais óbvias, claro, apontaram para algo que deixa em pé as árvores. Até que alguém me apontou o verbo sustentar. A raiz, para além das árvores, tem a função de sustentar, de dar fundamento. É ai que a filosofia se movimenta. Não na “árvore” em si, mas em tudo o que sustenta nossa realidade: social, política, cultural, física, psicológica e existencial.

Uma aluna de uma das oitavas, ao ser questionada sobre os fundamentos de sua própria vida, acabou se assustando. O que fazemos diariamente no Colégio Atual? Ou melhor, o queremos no futuro estando aqui agora? Que motivações me deixam ativo todos os dias na instituição escola? A resposta? Ela disse: - Não sei.

Sua resposta foi sincera. Algumas pessoas podem achar essa colega um tanto indecisa. Mas quem não é? Mas ao invés de mascarar um futuro de plástico ou uma ilusão finita, foi honesta e disse que nada sabia sobre si mesma até aquele ponto. Usando sem dúvidas a RAZÃO, ela simplesmente assumiu que o fundamento do seu cotidiano é incerto. Saber que não se sabe de nada, já um grandioso primeiro passo. É a partir da auto-análise honesta que uma vida autêntica, ou seja, honesta para si mesmo - e consequentemente honesta para os outros - é possível. Eis ai o caminho da SABEDORIA.

2 comentários:

  1. Deve ser muito engraçado ver esses moleques aprendendo a pensar como gente e nao como computador, opção da maioria dos professores.

    Me diverti um bocado imaginando uma turma de pessoas entre 13 e 15 anos redescobrindo essa habilidade :P

    ResponderExcluir
  2. é bom que isso consiga fazer com que os adolescentes que na maioria pensam como seus pais ou como a capricho, mtv ou algo assim, possam conseguir pensar autonomamente.

    Taisy

    ResponderExcluir