segunda-feira, 14 de março de 2011

Muito Além do cidadão Kane (Relatório em dupla)

Como prometido, seguem os links do Muito Além do Cidadão Kane, documentário britânico realizado por Simon Hartog e exibido em 1993. Ficou muito tempo proibido de ser exibido no Brasil.


NÃO ESQUEÇAM DO RELATÓRIO. É EM DUPLA E IMPRETERIVELMENTE PARA O DIA:

23/03/2011 para as 8ª A e 8ª B do ATUAL PIEDADE e para a 8ª C do ATUAL BOA VIAGEM I

24/03/2011 para a 8ª A e 8ª B do ATUAL BOA VIAGEM I

Se você nunca fez um relatório, clique aqui

Para além de um trabalho escolar, desejo que vocês levem a sério o que vão presenciar nesse vídeo. As figuras centrais são a Rede Globo de Televisão, bastante conhecida por vocês, e o falecido dono, Roberto Marinho. Observa-se o envolvimento com falcatruas políticas e relacionamentos daninhos até mesmo com a Ditadura Militar que tomou nosso país de 1964 até 1985. A questão proposta aqui não é abandonar um costume de uma vida inteira que levamos frente à televisão. Trata-se de examinar que tipo de poderes nos rodeiam diariamente.

Sejam críticos. Analisem com frieza.

Se desejarem baixem o torrent.

PARTE I

PARTE II


Vejam também um vídeo polêmico de 1994. Nele, Leonel Brizola, político que vocês provavelmente desconhecem ou conhecem muito pouco, conseguiu um direito de resposta contra a Rede Globo, irônicamente lido por Cid Moreira.


Se você se interessar em se aprofundar no assunto, indico o livro abaixo. Afundação Roberto Marinho de Roméro Costa Machado. O livro é uma bela análise, em forma de denuncia, sobre desmandos políticos da rede de TV que nos emociona há tantos anos.


Baixe aqui

Lembram da comparação das capas dos sites de notícias que falei na sala de aula? Se desejar consultar, acesse:

POR QUE O BRASIL É O QUE É



Nenhum comentário:

Postar um comentário